RENUNCIAR - É preciso?



Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo. (Lucas 14.33)

Jovem, Saudações em Cristo.

Estou essa noite na cidade de Pedro Velho/RN, a 86Km de Natal. Vindo para cá parei um pouco para refletir sobre a vida, e quero compartilhar com você um pouco sobre o assunto RENÚNCIA.

Renunciar significa (re-nun-ci-ar) v.t.
Abrir mão de, desistir da posse de: renunciar a uma herança. Rejeitar, recusar, não querer: renunciar todo e qualquer compromisso social.
Renegar; Deixar voluntariamente: Renunciar ao mundo,
Rejeitar, recusar. Não aceitar, desistir de.
Definição do dicionário da Bíblia de Almeida – “Deixar para trás, Esquecer os interesses próprios”.

Dentro do carro, vendo a vegetação, o relevo e as cidades passarem, refliti sobre a nossa breve passagem aqui. TUDO PASSA! Hoje somos jovens, mas já fomos crianças e chegará um dia em que seremos idosos. Como temos aproveitado os nossos dias, e o que precisamos renunciar para viver a vontade de Deus? Agora olho para traz e só agora entendo o porque fui tentado e provado lá atrás, vivendo hoje o melhor de Deus porque o SENHOR me ensinou a renunciar.

Desde cedo, aprendemos o que é CERTO e ERRADO, o SIM e o NÃO. E qual é a nossa escolha? QUAL CAMINHO TEMOS SEGUIDO?

Eu já tive que renunciar muitas coisas para não fugir do projeto de Deus, mas todas valeram a pena. Não foi fácil, mas foi preciso e Deus tem me honrado.É isso jovens, na vida precisamos renunciar algumas coisas, e que seja o PECADO. A Bíblia é o nosso Manual de Instruções, nela encontramos o que é necessário para uma vida de SANTIDADE. Ela nos apresenta o Verdadeiro Caminho a seguir, nos mostrando a necessidade de RENUNCIAR tudo o que não agrada a Deus para viver o melhor que Cristo tem preparado para mim e você.

Para ser EDIFICADO na ROCHA o que devo RENUNCIAR?

É preciso renunciar os prazeres da carne, a mentira, as brigas, as acusações, e também as suas vontades.
"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele."

Neste texto em 1 João 2.15 podemos entender o porque devemos renunciar o mundo (pecado). Devemos amar a Deus sobre todas as coisas (maior mandamento) e não poderemos servir a dois senhores (Mt. 6.24). VOCÊ DESEJA O AMOR DE DEUS? Então RENUNCIE AGORA AS COISAS DO MUNDO.

No texto em Lucas 14.33 diz: "Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo."
RENÚNCIA? Sim.. é preciso renunciar muita coisa, a começar pelo nosso EU.
Não é fácil, claro que não, mas se você estiver disposto, Deus pode lhe ajudar.

E então iremos experimentar como é viver na dependência do Pai.

Você deseja ser discípulo verdadeiro de Cristo? Então renuncie a sua vontade pecaminosa (nossa natureza) e siga os passos do MESTRE. Ele tem o melhor para você. Dizemos que somos a Geração que faz a Diferença, mas estamos tão parecidos com o mundo que essa frase não tem feito tanto efeito na sua escola, trabalho, família. Faça valer o Sacrifício de Cristo na Cruz por mim e você. Ele renunciou o Céu, o Trono de Glória para que eu e você tivessemos vida e vida com abundância (Jo 10.10b).

Quando escolhemos CRISTO como único e suficiente Salvador estamos dizendo que não precisamos de mais nada, pois ELE é ÚNICO e É TUDO para o nosso VIVER. Sendo assim, quando o pecado me afrontar, tentar me tirar do CAMINHO, tentar me destruir, simplesmente diremos: MUNDO, NÃO PRECISAMOS DE VOCÊ, POIS O MEU DEUS JÁ PREENCHE A MINHA VIDA. EU RENUNCIO O PECADO, EU RENUNCIO O MUNDO.

Por isso juventude santa, Geração Eleita, escolhidos por CRISTO, para ser mais do que Vencedores. Para vencer o mundo precisamos ter a palavra de Deus em nós. Em 1 João 2.14b diz: "Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno."

Se vivermos a Palavra de Deus, guardando-a em nosso coração para não pecar contra Deus (Salmos 119.11) vai ser bem mais fácil renunciar o COLORIDO DO MUNDO. Pois o mundo é passageiro, mas estamos a Caminho da VIDA ETERNA.

Se quiser encontrar-se comigo lá no céu, então aprenda a RENUNCIAR tudo que te separa de Deus e o distancia do Centro da vontade dEle. SIGA em FRENTE, não pegue atalhos e chegaremos limpos e em santidade, parecidos com CRISTO, em DIREÇÃO ao nosso verdadeiro LAR (o CÉU, doce Céu).


Frederico Fonseca - Líder de Jovens




Obediência - Uma palavra aos jovens e adolescentes


A obediência nunca foi bem vinda na vida do ser humano. A criança começa a engatinhar, descobre como se abre o armário e daí derruba as panelas faz a maior bagunça e quando a mãe vai falar alguma coisa a criança não gosta, porque se agrada mais em fazer o que não é bom a obedecer sua mãe. E assim por toda vida a natureza humana luta contra a obediência.

E uma das fases da vida que é mais difícil obedecer é fase da adolescência e também da juventude. Como é difícil obedecer os pais nesta fase e também a Deus. Aos pais é difícil porque pensamos nesta fase que não dependemos mais de ninguém. A Deus porque o que o mundo oferece para o jovem é diabolicamente atrativo através da mídia e dos amigos.

Mas a Bíblia diz em Pv 6.20 “Filho meu guarde o mandamento do teu pai e não deixe a lei da sua mãe” e ainda “Fugi dos desejos da mocidade” (2Tm 2.22).O diabo sabe que quando um jovem ou adolescente começa a trabalhar para Deus não se conformando com o mundo é um perigo para o inferno porque a posição que Deus coloca o jovem e o adolescente é altíssima. Está escrito em 1Jo 2.14 “...Jovens vos escrevo porque sois fortes, a palavra de Deus está em vós e já venceste o maligno”. A posição de Deus é esta, mas quantos de nós estamos nesta posição?

Muitas coisas o jovem ou adolescente ouve hoje em dia e cabe a ele mudar. Alguém diz “É assim porque é jovem”, o outro diz, “só podia ser adolescente”, e outros diz “O jovem é a igreja do amanhã”. Onde está isto na Bíblia??? A Bíblia diz que somos fortes e já vencemos o maligno, portanto não somos o amanhã e sim o hoje! Esta é a posição de Deus para nós...mas até quando ficaremos dormindo, desapercebidos ou insensíveis?

Para mudar este quadro temos que aprender a exercitar a obediência aos pais e a Deus. Obedecer aos pais é um dos dez mandamentos que uma vez cumprido automaticamente nos trás bênçãos. Ele é nobre em relação aos demais mandamentos. Por exemplo: Quando a palavra diz “não matarás” não escreve mais nada no versículo, ou seja, sendo abençoado ou não você não deve matar. Não é um mandamento com promessa (Ef. 6.2). Honrar pai e mãe é um mandamento com promessa e a promessa são longos dias na presença do Senhor, saúde, vitalidade, honra perante Deus.

Paulo estava a caminho de Damasco para prender os crentes. Eu creio que Deus já tinha falado com ele muitas vezes antes disto. Mas ele recalcitrava contra os aguilhões....

Antigamente e até hoje em alguns povos o boiadeiro conduz a boiada com uma vara comprida com uma lança de ferro na ponta. Esta vara chama-se “aguilhão” Quando o boi saia do caminho dos demais o boiadeiro zeloso e preocupado dava uma “agulhada” no boi para que este voltasse ao caminho.

O boi que era esperto na primeira aguilhada voltava para o caminho, mas havia alguns que recalcitravam. No dicionário, a palavra “recalcitrar” significa: 1)Resistir obstinadamente, não obedecendo. 2.Revoltar-se. 3. Escoicear 4. Teimar, obstinar-se em. 5. Tr. dir. Replicar indelicadamente.

Cada aguilhada no boi era um ferimento. O animal sangrava a cada aguilhada. Quanto mais aguilhadas mais sofrimento. No caso do boi não lhe é respeitado o livre arbítrio, ou seja ele não pode escolher seu caminho e pela força bruta era levado ao caminho dos demais pelo boiadeiro

No caso do homem há o respeito do livre arbítrio. O homem pode desprezar a Deus e a seus pais e partir para onde quiser. O aguilhão de Deus é para vida, mas fugindo de Deus o que lhe espera é o aguilhão do diabo que é para a morte. O pecado é o aguilhão da morte, um aguilhão dolorido e que “sangra” a alma até a morte.

Com base nisto, o Eterno fala para muitos de nós: “Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões”.

Que possamos receber esta palavra como Paulo a recebeu se tornando num dos maiores evangelistas de todos os tempos.

O dia que aprendermos a não recalcitrar mais contra os aguilhões de Deus teremos como Paulo uma nova vida incendiada pelo amor e pelo poder de Deus.

Enquanto não vencermos a desobediência navegaremos na ilusão de um raquítico evangelho

Que Deus abençoe nossa juventude.

Tudo o que eu tenho é Cristo


DO QUE VOCÊ PRECISA?

Preciso passar no vestibular. O tempo está passando, preciso me casar. Jesus, e a minha casa própria? Meu carro Zero do Ano? E o concurso federal, o emprego dos meus sonhos? Jesus, Jesus... e o meu, e eu...

Estamos tão preocupados com o MEU e o EU que esquecemos de buscar primeiramente a DEUS (Mt. 6.33). Esquecemos que tudo vem dEle e que tudo deve ser por Ele e para Ele (Rm 11.36)

Quando eu era criança, pensava como criança, o meu sonho era ser um Missionário na África, o tempo passou, veio o estudo, amigos, a profissão, o casamento... e o que mais eu preciso??? EU PRECISO DE DEUS. (O que virá é consequencia da obediência ao SENHOR)

Não troque a ordem das coisas, busque a Deus, sabendo que ELE é e tem o MELHOR para VOCÊ.

Frederico Fonseca - Líder de Jovens

Não Brinque de Ser Crente!

Ei, psiu. Você! Sim, é você mesmo. Por onde tem andado? E o que tem feito durante os dias da semana? É, eu sei, vi você domingo na igreja, culto abençoado heim. Pois é, Jesus falou grandemente. Chorei ao sentir a presença de Deus, ao ver pessoas ao redor do mundo que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer a JESUS, nosso Salvador. E você? Ah, sei chorou também não foi. Com um culto daquele, quem não chora (risos).

Mas chegou a segunda, e junto a ela veio algumas tribulações e desafios. Escola, trabalho, família, amigos, internet...

Esqueceu do que Deus falou domingo? Ahhh, não leu a Bíblia e não orou. Sei, precisou ir ao cinema, praia, lanche com uns amigos, sair com a namorada (afinal não somos de ferro). O quê? Você não fez isso, fez? Jovem, mas e o que Deus falou domingo?

Esqueceu?
A vida NÃO é uma brincadeira onde você faz o que quer e volta ao culto no domingo para mostrar para as pessoas que você está "bem", Jesus não morreu para que você vivesse esta vida de aparências, com máscaras. 
A verdade é que muitos vivem assim, um dia eu fui um dos que estava sempre na igreja mas com o coração um tanto distante do Senhor. Mas há um grande perigo nisso tudo, o fato é que toda vez que deixamos de orar e ler/viver a palavra nos distanciamos pouco a pouco da presença do Senhor e quando vemos estamos encurralados nas armadilhas do nosso próprio ser, vulneráveis a cair nas ciladas do inimigo, sem ter forças para voltar a vida de intimidade com Deus.

Deus pode nos levantar do lugar onde estamos caídos e sem força para uma novidade de vida, nos ajudando a ter uma vida vitoriosa e de intimidade com ELE.

Lembrou?
Tente lembrar e viver o que disse JESUS: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim".João 14.6

Então, porque ainda está a procura de outro caminho? O que ELE fez por mim e por você entregando a própria vida para que eu e você tivesse a vida eterna já não é o bastante? Pra que procurar lá fora (mundo) uma felicidade (que você sabe, é passageira) se você pode encontrar VIDA com ABUNDÂNCIA em Cristo?

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10.10


Pare e Pense!        ...siga JESUS
Não brinque de ser CRENTE, mostrando aos domingos na congregação o que você não é durante os dias da semana fora dela. Afinal, não pode se esconder dos olhos de Deus. ELE tem o melhor para você, o mundo não, só engano. Viva a vontade de DEUS, escolhendo estar no CENTRO da VONTADE do SENHOR.


 
Frederico Fonseca
Líder de Jovens

Vontade de Deus... busco em primeiro lugar


“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.
Mateus 6:33

Amados jovens. A mensagem de hoje traz uma reflexão sobre as nossas prioridades do cotidiano. Nos dias atuais estamos em uma acelerado corrida pelo sucesso profissional, status e riqueza. A busca pela faculdade, primeiro carro, casas, melhor emprego. Tudo isso é muito bom e necessário, e o nosso Deus aprova, porém não deve ser a nossa primeira busca. 

Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Marcos 8.36

Durante a minha adolescência na igreja, ouvia Deus falar comigo sobre uma missão que Ele tinha pra mim, mas não era o que eu queria (ou achava que queria). Desejei a faculdade de Publicidade e Propaganda, um bom emprego, amigos do mundo  e algumas vezes a bebida, depois dessa escolha errada quis coltar Deus e me frustrei com Ele por ter ficado na primeira suplência (9º lugar) e não ser chamado, por não ter um bom emprego, ser enganado pelos "amigos" e não encontrar alegria na bebida. Aquilo naquele momento era o primeiro lugar na minha vida. Mas o que Deus tinha reservado pra mim? Eu não compreendia, mas o meu DEUS já sabia. E Ele tinha algo maior reservado para mim (mas vá entender a vontade de Deus quando somos imaturos).


O tempo passou...
Me mudei para uma nova cidade (achando estar fazendo a minha própria vontade), fugindo da vontade de Deus (cuidado com o grande PEIXE, o estômago não é o melhor lugar para estar). Mesmo sendo falho, buscando o mundo, Deus continuava me amando, e dizia para mim: -Filho,não perca a identidade, busque em primeiro lugar a minha vontade... e todas as outras coisas eu te darei.


REENCONTREI JESUS NO DESERTO
Hoje vivo uma vida de propósitos com Deus. Quer um conselho para não perder o tempo que perdi longe da vontade do Pai? Deixe Jesus Cristo ser prioridade em sua vida, que você possa estar no centro da vontade de Deus. Viva para o SENHOR e Ele fará o melhor pra você.

Hoje posso dizer que não há outro lugar melhor para estar, e não há nada que me faça sair da presença de Deus, pois como diz o Salmista.
Porque vale mais um dia nos teus átrios do que em outra parte mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas da perversidade. Salmos 84.10

Então jovem, qual é a sua escolha? Ganhar a sua vida em Deus ou perder para o mundo?

Reflita sobre este assunto.

Em Cristo,
Frederico Fonseca
Líder de Jovens

Um Convite para Viver a Paz de Cristo!

Desde o final da década de 60 que o jargão se fez notório: Sexo, Drogas e Rock Roll.


Este foi o grito requerendo ajuda de uma juventude em decadência profunda daquela época e é o mesmo grito nos dias de hoje.

Tudo o que precisavam era de um referencial e o buscaram de forma errada nas pessoas erradas, já que a própria estrutura familiar estava desabando, frustrando os sonhos e gerando desequilíbrio emocional.

Nos dias de hoje não é diferente, a juventude esta em busca de referencial, tudo o que querem é paz e amor em suas vidas.
Por isso Jesus disse em João 14.27: "A minha paz voz deixo, a minha paz voz dou, dou não como o mundo a dá, não se turbe o vosso coração e nem se atemorize."

Conhecendo a raiz desta afirmação:
A Palavra paz liberada por Jesus é, Shalom que quer dizer, paz perfeita, sem barganhas, paz sem mistura, este nível de paz somente um ser perfeito em tudo pode conceber, e a paz que não depende de circunstâncias.

Por duas vezes no mesmo versículo o Senhor Jesus afirma que concebia a Paz, pois ninguém melhor do que Ele para ser o referencial de alguém que caminhava debaixo deste principio de paz que o povo daquela época não conhecia.

Jesus estava nos chamando a caminhar debaixo de uma paz que o mundo não pode em hipótese alguma oferecer, pois esta paz gera alicerces para fé.

“A PAZ de Cristo gera alicerces para a fé do Crente”.

 E o que isto tem haver com a juventude? Tudo! Pois a única classe que declara a sua busca pela paz é a classe juvenil, é a juventude.

Um jovem com referencial de Paz é um jovem que pode atrair multidões, por causa da graça que naturalmente já lhe é concedida por meio de uma intimidade contínua com o Criador.

O príncipe deste mundo sabe exatamente o que um jovem busca.

O jovem busca a Paz, e esta não lhes é normalmente oferecida em seus lares que é a base social, e eles em sua própria linguagem buscam entre si soluções para resolverem seus problemas e questionamentos.

O jovem sempre está disposto a mudanças e se ele estiver convencido de que a melhor forma de se viver é baseado na santidade ele vai procurar buscá-la, porém ele precisa de um roteiro a seguir e um referencial para imita-lo e uma inspiração para motivá-lo.

“Todo jovem está em busca de um referencial, um modelo"

Se a juventude perceber que aqueles que estão ao seu redor são santos será mais fácil para eles.

A criança e o jovem são perspicazes e extremamente inteligentes eles percebem quando algo está errado e respondem na mesa dimensão.

“A Juventude costuma responder ao Modelo"

Em sua existência é apresentada a juventude vários modelos a serem seguidos. Já sabemos que o principal deles é a família, mais especificamente o pai e a mãe.

“Na ausência do modelo ideal o jovem busca modelos paralelos"

Quando estes ou a ausência destes modelos não responde satisfatoriamente dando-lhes a direção correta, o jovem sai em busca de outros modelos a seguir, e geralmente os mesmos modelos que os pais estão fundamentados: Novelas, filmes, conceitos impiedosos e princípios baseados no espírito deste mundo, costumes pagãos etc.

Porém se lhes for oferecido o modelo santo a probabilidade de obtermos uma resposta santa aumenta. E é a esse tipo de exposição que a juventude precisa ser submetida.

“Se oferecermos um padrão de santidade, o jovem responde"

Manter-se santo é um ato individual, porém gerar um estilo em santidade é esforço coletivo, onde há um santo deve haver mais.

Um rapaz ou uma moça tem total condição de se manter puros para um matrimônio de sucesso. Deus acredita nisto (Jovens eu vos escrevo porque sois fortes - I João).

Há uma força especifica observada por Deus na juventude para que este vença a sua carne e os apelos do mundo, isto é possível.

É possível um jovem caminhar em um estilo de santidade a tal ponto que desperte uma curiosidade e inspiração em outros jovens.

Porém creio que no que diz respeito à igreja isto terá que começar do líder e passar a repousar nos demais.

Dizer não para o pecado é uma questão de em primeiro lugar decidir que devo dizer: Eu decido caminhar em santidade, dizer não para o pecado.

Depois de ter decidido, ai começa a segunda fase, que é lutar, esmurrar o seu próprio eu para ver a glória de Deus. “Fazer a vontade de Deus atrai a Sua Glória".


Estamos buscando viver essa paz dia após dia, compartilhando com o próximo o amor que vem de Deus. Acompanhe pelo facebook um trabalho realizado pelos jovens da AD em Amarante I - Setor 12 - Curta essa página: Ixé Paz! http://www.facebook.com/IxePaz

Entretenimento, poder e unção na 1ª Oficina de Teatro Cristão para Jovens e Adolescentes da AD - Pilar

Deus é um Deus que surpreende...


Resolvi iniciar essa postagem com a frase acima para expressar a Grandeza do Deus ao qual servimos. É Ele que faz abundantemente mais além daquilo que pedimos e pensamos...

A 1ª Oficina de Teatro Cristão realizada no último dia 20/04/12 no Templo Sede da AD - Pilar contou com a participação de 33 jovens e adolescentes. Os palestrantes, Frederico Fonseca e sua esposa Meriely Fonseca, focaram o debate na realização de pantomimas para o trabalho de evangelismo em massa.

Além das dinâmicas e quebra gelo, os jovens tiveram oportunidade de participar de atividades práticas. A pantomina entitulada "MÃOS" apresentada por vários grupos, que modéstia a parte se saíram muito bem para o primeiro contato com esse tipo de trabalho foi um sucesso. Do grupão precisávamos selecionar um trio para apresentar a pantomima no domingo e o oscar foi para Natácia, Jeifson e Mateus. Isso foi muito bom para conhecermos os muito artistas que temos na igreja. Agora sei que posso contar com vocês para fazer um trabalho impactante em prol da salvação de almas neste lugar...

Para completar a nossa alegria, aprouve a Deus nos agraciar naquela noite com uma chuva de poder e unção derramada literalmente em todos os participantes da oficina. Acredito que nunca mais seremos os mesmos depois do que vimos Deus operar no nosso meio. Jovens foram impactados, renovados e acredito verdadeiramente, transformados pelo poder de Deus naquele lugar.

Vejam as imagens que comprovam o discurso acima:




Obrigada Deus por tua fidelidade em nossas vidas.


Texto de: Frediane Oliveira (Do blog: http://umaadep-ba.blogspot.com.br/)