RENUNCIAR - É preciso?



Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo. (Lucas 14.33)

Jovem, Saudações em Cristo.

Estou essa noite na cidade de Pedro Velho/RN, a 86Km de Natal. Vindo para cá parei um pouco para refletir sobre a vida, e quero compartilhar com você um pouco sobre o assunto RENÚNCIA.

Renunciar significa (re-nun-ci-ar) v.t.
Abrir mão de, desistir da posse de: renunciar a uma herança. Rejeitar, recusar, não querer: renunciar todo e qualquer compromisso social.
Renegar; Deixar voluntariamente: Renunciar ao mundo,
Rejeitar, recusar. Não aceitar, desistir de.
Definição do dicionário da Bíblia de Almeida – “Deixar para trás, Esquecer os interesses próprios”.

Dentro do carro, vendo a vegetação, o relevo e as cidades passarem, refliti sobre a nossa breve passagem aqui. TUDO PASSA! Hoje somos jovens, mas já fomos crianças e chegará um dia em que seremos idosos. Como temos aproveitado os nossos dias, e o que precisamos renunciar para viver a vontade de Deus? Agora olho para traz e só agora entendo o porque fui tentado e provado lá atrás, vivendo hoje o melhor de Deus porque o SENHOR me ensinou a renunciar.

Desde cedo, aprendemos o que é CERTO e ERRADO, o SIM e o NÃO. E qual é a nossa escolha? QUAL CAMINHO TEMOS SEGUIDO?

Eu já tive que renunciar muitas coisas para não fugir do projeto de Deus, mas todas valeram a pena. Não foi fácil, mas foi preciso e Deus tem me honrado.É isso jovens, na vida precisamos renunciar algumas coisas, e que seja o PECADO. A Bíblia é o nosso Manual de Instruções, nela encontramos o que é necessário para uma vida de SANTIDADE. Ela nos apresenta o Verdadeiro Caminho a seguir, nos mostrando a necessidade de RENUNCIAR tudo o que não agrada a Deus para viver o melhor que Cristo tem preparado para mim e você.

Para ser EDIFICADO na ROCHA o que devo RENUNCIAR?

É preciso renunciar os prazeres da carne, a mentira, as brigas, as acusações, e também as suas vontades.
"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele."

Neste texto em 1 João 2.15 podemos entender o porque devemos renunciar o mundo (pecado). Devemos amar a Deus sobre todas as coisas (maior mandamento) e não poderemos servir a dois senhores (Mt. 6.24). VOCÊ DESEJA O AMOR DE DEUS? Então RENUNCIE AGORA AS COISAS DO MUNDO.

No texto em Lucas 14.33 diz: "Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo."
RENÚNCIA? Sim.. é preciso renunciar muita coisa, a começar pelo nosso EU.
Não é fácil, claro que não, mas se você estiver disposto, Deus pode lhe ajudar.

E então iremos experimentar como é viver na dependência do Pai.

Você deseja ser discípulo verdadeiro de Cristo? Então renuncie a sua vontade pecaminosa (nossa natureza) e siga os passos do MESTRE. Ele tem o melhor para você. Dizemos que somos a Geração que faz a Diferença, mas estamos tão parecidos com o mundo que essa frase não tem feito tanto efeito na sua escola, trabalho, família. Faça valer o Sacrifício de Cristo na Cruz por mim e você. Ele renunciou o Céu, o Trono de Glória para que eu e você tivessemos vida e vida com abundância (Jo 10.10b).

Quando escolhemos CRISTO como único e suficiente Salvador estamos dizendo que não precisamos de mais nada, pois ELE é ÚNICO e É TUDO para o nosso VIVER. Sendo assim, quando o pecado me afrontar, tentar me tirar do CAMINHO, tentar me destruir, simplesmente diremos: MUNDO, NÃO PRECISAMOS DE VOCÊ, POIS O MEU DEUS JÁ PREENCHE A MINHA VIDA. EU RENUNCIO O PECADO, EU RENUNCIO O MUNDO.

Por isso juventude santa, Geração Eleita, escolhidos por CRISTO, para ser mais do que Vencedores. Para vencer o mundo precisamos ter a palavra de Deus em nós. Em 1 João 2.14b diz: "Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno."

Se vivermos a Palavra de Deus, guardando-a em nosso coração para não pecar contra Deus (Salmos 119.11) vai ser bem mais fácil renunciar o COLORIDO DO MUNDO. Pois o mundo é passageiro, mas estamos a Caminho da VIDA ETERNA.

Se quiser encontrar-se comigo lá no céu, então aprenda a RENUNCIAR tudo que te separa de Deus e o distancia do Centro da vontade dEle. SIGA em FRENTE, não pegue atalhos e chegaremos limpos e em santidade, parecidos com CRISTO, em DIREÇÃO ao nosso verdadeiro LAR (o CÉU, doce Céu).


Frederico Fonseca - Líder de Jovens




27 comentários:

  1. como ter certeza de q estamos renunciando a coisa certa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando vc tem intimidade com Deus, Ele nos mostra o que devemos renuciar....

      Excluir
  2. Adoreii essa pregação ..
    vou pega-la e usa-la hoje para pregar para jovens de minha igreja. que Deus esteja com tigo

    ResponderExcluir
  3. Essa palaavra mudoou miinhaa viida, agoraa eu ireeii preegaar paraa minhaa discipulaas & Deus fara aa difereença .

    ResponderExcluir
  4. Obg pelos ensinamentos!!! Que Deus te use mais ainda!!! '-^

    ResponderExcluir
  5. Com esse ensinamentos eu vou consegui fazer a minha Ministrações. Obg pelos ensinamentos!

    ResponderExcluir
  6. Benção este estudo !

    ResponderExcluir
  7. DEUS ABRIU MAIS MEU ENTENDIMENTO OBG FICA COM DEUS







    ResponderExcluir
  8. Glória a Deus!!! Palavra tremenda para a minha vida. E realmente é uma palavra que mudou também a minha vida. Abri mão de algumas coisas que me afastavam de Deus, foi uma escolha difícil.. não só difícil, foi realmente tentador deixar de lado. Mas no fundo, valia à pena. Porque o melhor a fazer é seguir os caminhos de Deus e não do mundo. O melhor à fazer é viver uma vida de renúncias.. De boas escolhas. Amém! :D

    ResponderExcluir
  9. Sou adventista
    E abrir mão de algumas coisas que me afastavam de Deus, foi uma escolha difícil, mas ainda que seja, 
     sempre tenho em minha mente
    A palavra de Deus
    "Os justos viverão pela fé"

    ResponderExcluir
  10. Tenho passado por uma crise espiritual, p pecado tem sido mais atrativo para mim, quando penso está em paz, mais uma vez eu caio no pecado. Não quero mais viver desse jeito! Sou líder de departamento e faço parte de grupos de evangelismo e me sinto muito mal pregando para os outros dizendo que tem que se afastar do pecado e eu mesmo estou errando muito. Não sei mais o quê fazer.

    ResponderExcluir
  11. Olha, eu tenho 16 anos, e sei que é NECESSARIO renunciar, eu tenho vontade, desejo de ser santa, andar em santidade, ser cheia do espirito de Deus, mas nao tenho força! Sempre que vem o pecado, nao consigo. simplismente o renunviar, o negar, o que torna meu esforço de antes ( orar, jejuar) totalmente em vão, e como se os meus olhos estivessem tapado pra realidade! não sei o que fazer

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Frederico, que DEUS continue abençoando o seu Ministério.

    ResponderExcluir
  13. Cai em pecado e estou c MTA dificuldades d abandonar o Pecado. Me sinto péssima pq tem dias q to bem decidida a permanecer c Cristo, mas logo, vem as crises e vontade absurda d voltar ao pecado, nem q seja só por um momento e sair...Orem por mim. Deus tem me ajudado tanto c sei amor, q n acho justo me afastar Dele. Nunca passei por algo tão difícil d sair, como o pecado.
    To sofrendo mto, vivo em conflitos por ser cristã e n estar na posição, por viver uma farsa onde me acham um exemplo, mas n estou d pé como deveria.
    O pecado ele nos escravizá e só Deus e MTa fé Nele p abandonar.

    ResponderExcluir
  14. E verdade ,so entra no ceu com santificaçao ...

    ResponderExcluir
  15. De tanto cair no mesmo pecado várias vezes resolvi renuciar a tudo...entreguei minha vida a Cristo mas dessa vez esta sendo diferente pois estou dando a minha vida, nao quero mais cair no mesmo pecado e pedi a Deus que se for para envergonhar o evangelho de Cristo que ele me leve a sepultura...nao aguento mais viver dessa forma, e sem Deus nao sou nada..espero que ele tenha planos para minha vida pois eu quero ver esse agir sobrenatural em mim...

    ResponderExcluir
  16. nossa coisa mais linda.! sim só li verdades sou uma jovem cristão e me achei com essas palavras, sim como diz a palavra do senhor que podemos se igual ele, a gente pode mais temos que deixar de se essas pessoas que vivemos dizendo que somos livres mais vivemos nos limitando.
    em MATEUS 10:38 DIZ TUDO BEIJOS AMADOS........!

    ResponderExcluir
  17. Pois essa palavra foi de Deus pra minha vida precisava dela.

    ResponderExcluir
  18. Muito bom. Obrigada pela palavra ♡
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  19. Obrigada pelas lindas palavras ! Me deram uma direção para saber falar com as minhas lideradas.

    ResponderExcluir
  20. Vou fazer em abril uma rede de jovens com o tema, o céu requer renúncia. Vc me inspirou as ideias pra minha rede. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que benção que esse texto de alguma forma vai ajudar a sua juventude. Conte conosco no que for preciso.

      Excluir
  21. Eh verdade temos que cada dia nos renúncia do mundo,só que não e fácil que Deus nos de força cada dia

    ResponderExcluir